Tutorial (sqn) de: Como ouvir músicas e Ler ao mesmo tempo

05:48:00


               Essa matéria /post é para você que tem curiosidade ou que quer começar a ouvir músicas enquanto lê um livro. Escrevi alguns pontos que sempre levo em conta como, principalmente, quais músicas escolher, mas respeitando os seus gostos musicais! :D

       Se existe uma coisa que divide ainda mais opiniões e que vai além do sim e não, é ler ouvindo músicas. As minhas melhores leituras foram acompanhadas de trilha sonora, fosse uma playlist criada por mim, outrora, músicas legais que surgiram no aleatório, mas que si adequavam ao momento. Mas, ouvir músicas no momento da leitura depende de alguns pontos importantes (ou não), os quais podem fazer alguém que não curte resolver criar uma playlist literária. Então, montei alguns tópicos (para ser um post rápido e prático) que podem te ajudar/orientar a montar a(s) sua(s) própria(s) playlist, para todas as leituras ou algum livro em especial.

PS: Costumo ler ouvindo canções internacionais, então como está mais para um fundo musical, não costumo me importar muito se a tradução está para a leitura, assim como a leitura está para a tradução (oi matemática).


1. SEU GOSTO (GÊNERO) MUSICAL
               Já que é você quem ira montar sua playlist, é importante que selecione as suas músicas com base no seu gosto predileto. Não adianta eu por musicas aqui que me ajudam na leitura, mas que possa não te agradar, certo? Então, a partir do nosso gosto selecionaremos as canções.

0.1 Música Internacional X Música nacional.
Categorizei ele como um sub-tópico, porque acredito que nem todo mundo curte musicas internacionais/nacional. Mas eu achei importante ressaltar que, eu prefiro as músicas internacionais, pois assim não me distraio entre ler o livro ou dar atenção a letra da música. Ouvindo apenas canções internacionais seria mais como "sentir a voz do cantor" e torná-lo parte do enredo. Compreende?


2. MÚSICAS CALMAS x MÚSICAS RÁPIDAS
              O que impedia-me de fazer a leitura acompanhada de um fundo sonoro é que eu escolhia as músicas erradas. Ex: Em uma cena de filme por exemplo, onde está ocorrendo uma cena de ação, pancadaria e adrenalina, não vai tocar nenhum "Stone cold" da Demi Lovato ou "I won't let you go" do James Morrison. Estaria mais para "Invincible" do MGC feat. Ester Dean. Assim como não daria para eu ler as ultimas páginas de "Proibido" da Tabitha Suzuma ouvindo "24K Magic" do Bruno Mars.


3. PODE SER QUE DEPENDA DO GÊNERO O SEU LIVRO
               Não é por acaso que esse tópico vem logo em seguida ao tópico 2. Se nele aprendemos que pode haver uma grande diferença entre escutar uma música rápida e lenta, aqui pode variar entre gêneros. Ora, por que? A conclusão é quase a mesma coisa:

0.1 Livro romance: na maioria dos livros de romance ou tem cenas tristes, ou fofinhas e felizes. Então é provável que as músicas que iriam combinar mais e embalar a leitura seriam música (calmas), seja elas também com um arranjo musical (e letra) tristes e/ou felizes.

0.2 Livro Distópico: Porém, não podemos nos esquecer que existem os livros onde as situações variam: momentos românticos; ação; drama; etc. Aqui eu te dou duas  dicas:

Dica 1: Você pode criar playlists para determinados momentos de leitura (músicas de ação, músicas românticas, músicas tristes, etc) para ser usado em diversas cenas do livro. Ainda não testei esse método e confesso que o acho demorado. Leva mais tempo até montar cada uma delas. Mas vou iniciá-lo e ver se funciona.
Dica 2: Pode selecionar apenas músicas calmas, pois para algumas pessoas, independente de qual seja a cena, essas músicas vai ajuda a relaxar.



4. DEPENDE DA CENA DA LEITURA
(aplicando as músicas)

               Acima vimos nosso gênero musical favorito e como escolher as músicas. Agora é o momento de por em prática.

Outra coisa que presto atenção é o momento que está sendo narrado. Bom, eu costumo criar uma playlist para o livro que eu esteja lendo, então quando toca alguma que (para mim) não embala a página onde estou eu simplesmente pulo a música e passo para uma que esteja de acordo.

Por exemplo: Na Trilogia Divergente, algumas pessoas talvez prefiram somente músicas leves para relaxar e se concentrar na leitura (dica 2). Porém, quando eu estava lendo, eu ouvia as músicas como um tempero amais para a escrita da autora (não que a Veronica precise disso). Em alguns momentos do Quatro e da Tris eu estava ouvindo "Love me like you do" (Ellie Goulding) e de repente ocorria uma cena de ação e eu já estava ouvindo, por exemplo, Craving do James Bay.



               O que quero dizer, é: dentro dos meus gêneros favoritos: R&B e pop, terá momentos, dependendo da cena que esteja sendo narrada, que irei preferir uma musica mais lenta (ou uma música mais agitada).  O que combinar melhor com o momento. Assim, você também pode começar usando de base o seu gosto musical, e então selecionar as musicas que você ver que melhor combina com o livro que está lendo ou com a cena que está sendo narrada! Por fim, você decide se junta tudo em uma playlist, se monta uma playlist unica para um livro ou uma para todas as leituras. Legal né?

Abaixo estou compartilhando uma playlist literária variada (com músicas para narrações felizes, tristes e de ação) com vocês. Espero que eu tenho organizado isso de um jeito bacana para que você tenha entendido. Então, se você tiver alguma observação a fazer ou duvida, fica a vontade! :D Ah, e me conta quais suas músicas favoritas para ler ouvindo?


Obrigada pela sua atenção!
E nóis, turma!

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários